Ditadura do liso?

by - terça-feira, maio 02, 2017



A moda é algo fluido; não é constante e nem previsível. O que estava “na moda” na época dos seus avós não é o mesmo que estava na época dos seus pais e, certamente, nem na sua. É a “modernidade líquida”, como diria Bauman. Uma coisa simples de ser analisada são os cabelos. Na época da minha mãe, por exemplo, a “permanente” era o auge! Mas e hoje em dia?


Permanente nos anos 80. Nas fotos, Cláudia Raia e Christiane Torloni.
É fácil perceber o quanto o padrão de beleza europeu exerce influência em nossa sociedade atual. Comumente, as pessoas consideradas as mais bonitas são aquelas loiras, de cabelos lisos e olhos claros. Mas quem disse que tem que ser assim? Essa é a tão falada “ditadura do liso”, o fenômeno que oprime a beleza natural e cacheada e submete homens e mulheres a processos de alisamento ou relaxamento químicos (produtos para alisamento) e mecânicos (chapinha, secador) em busca do “liso perfeito”, o que nada mais é do que a necessidade da sociedade em impor rótulos e padrões a ser seguidos a qualquer custo, ainda que para parecer “bonita” a pessoa tenha que sacrificar a própria saúde. Quantas vezes você já ouviu pessoas se referirem a cabelos cacheados e crespos como “cabelo ruim”, “vassoura”, “pixaim”, “armado”? Ou quantas vezes você, cacheada, já ouviu pessoas a sua volta sugerindo que você faça uma escova? Tudo isso é baseado em uma visão eurocêntrica, supervalorizando a aparência europeia (loiro/a, magro/a, cabelo liso e olhos claros) e, por consequência, reprimindo e até gerando preconceito com características que sejam adversas a essas. Mas calma! É claro que você pode ter seu cabelo alisado; o que não pode é fazer isso para agradar e se encaixar em padrões de beleza dos outros, por se achar "feia" ao natural.

Ninguém tem o direito de lhe dizer como você deve ser para ser bonita, ninguém pode ditar a sua própria beleza. Cada beleza é única, cada uma com suas raízes e particularidades. Não há nada de errado em querer usar o seu cabelo alisado, desde que haja respeito consigo mesma, desde que você entenda o motivo de estar fazendo tal procedimento. É necessário que haja a consciência de que cabelo cacheado não é feio, nem ruim, que ele pode ser bonito do jeitinho que é. É preciso respeitar a sua beleza natural e aceitar e entender que o seu cabelo combina com você sim, que você não merece sofrer preconceito pelo tipo de cabelo que tem, que você é sempre linda/o por dentro e por fora e que não precisa ter um cabelo liso pra isso. Se você entende isso e ainda assim se sente melhor consigo mesma de cabelo alisado, então o faça. Cuide de você mesma/o, se ame, se veja linda/o sempre.

You May Also Like

0 comentários