Precisamos falar sobre ansiedade.

by - domingo, abril 23, 2017



  Frio na barriga, mãos suadas, nervosismo; nada disso é ansiedade. O quadro de uma pessoa ansiosa vai muito além, é muito mais intenso do que se imagina. A ansiedade é aquela sensação de angustia, sufoco, como se você se esforçasse muito para sair de um lugar cheio, esperando finalmente respirar em paz. Ansiedade é o medo irracional de coisas absurdas, é o incômodo constante por coisas que não fazem o menor sentido. Você tem tanto medo de estar incomodando alguém, que se distancia; sofre tanto imaginando que tudo vai dar errado, que chega a desistir de tentar; pensa tanto sobre um mesmo assunto que em alguns momentos acha que sua cabeça vai explodir.

Eu tenho ansiedade, e tive que aprender a conviver com ela, já que não posso me livrar ou me "curar". Se você também passa por isso, certamente vai entender o que digo ao descrevê-la; ao dizer que a ansiedade é o que me roubou horas de sono, pois enquanto eu tentava dormir, meu cérebro simplesmente não parava de funcionar, eu estava em constante estado de alerta; ela é a responsável por buscar em minha mente situações irrelevantes na tentativa de fazer eu me sentir culpada por algo, me deixando dias pensando em uma mesma coisa, preocupada e me sentindo uma pessoa horrível; é a responsável por me mostrar sempre o pior lado de tudo, mesmo quando me esforço pra ser otimista, me fazendo pensar que nunca vou conseguir o que quero, que algo ruim sempre está prestes a acontecer ou que tudo vai dar errado. Foi por causa da ansiedade que me afastei de muitas pessoas que gostam de mim, pelo simples fato de achar que meus problemas e assuntos não eram do interesse de outras pessoas, pelo medo de me acharem chata e irritante. Por causa dela também eu tive crises, e foram os piores dias da minha vida. Nas crises eu sentia dor, tremia, me apertava, chorava descontroladamente, respiração ofegante, sensação de sufoco e só conseguia repetir xingamentos contra mim mesma. 

Sabe qual a pior parte? Esse ainda é um problema pouco discutido socialmente. Ninguém dá a devida importância quando você diz que tem ansiedade ou quando pede ajuda e compreensão. "Deixa de frescura", "Você não tem ansiedade, só tá estressada", "Você já tentou relaxar?". Pra nós, seres humanos, é muito difícil enxergar o outro com os olhos do outro, a gente só consegue entender e enxergar o que acontece com a gente, quando sente na pele. Eu te digo como é sentir ansiedade na pele: não é legal, muito menos frescura. Queria muito mesmo que fosse fácil assim, apenas respirar fundo e seguir em frente como se nada tivesse acontecido. Mas infelizmente não é. 

Se você não tem ansiedade, mas provavelmente conhece ou convive com alguém que tem: seja compreensivo. Não desmereça o sofrimento do outro só porque ele não é o seu sofrimento, um pouco de empatia sempre cai bem. Ansiedade é um problema neuropsicológico muito sério e agoniante pra quem tem, acredite, se fosse opcional ninguém escolheria passar por isso.

Se você tem ansiedade: calma, você não está sozinho e não precisa estar. É que tem dias que são piores que outros, mas uma boa conversa pode aliviar um pouco. Procure alguém da sua confiança, ou mesmo um profissional, e desabafe tudo. Quanto mais coisa a gente coloca pra fora, menos peso carregamos. Aos poucos tudo se ajeita, mas saiba que você não precisa enfrentar essa batalha sozinho.

You May Also Like

0 comentários