Afinal, o que é Low Poo? Uma explicação simples:

by - sábado, abril 22, 2017


Você já ouviu falar em Low Poo? Essa técnica maravilhosa que tenho feito pelos último 4 meses e que mudaram completamente o aspecto do meu cabelo? Não?! Então vem que eu te explico!


     Tá, mas o que é Low Poo?

O Low Poo é apenas umas das várias técnicas que existem para cuidar e higienizar os cabelos, assim como No Poo e Co-wash. Embora tenha surgido pensando em pessoas de cabelo cacheado e crespo, essa técnica não se restringe a esse grupo de pessoas: ela pode ser feita por qualquer pessoa que tenha cabelo! Pessoas com cabelo cacheado ou crespo, geralmente, têm o cabelo mais ressecado, pelo fato de que, devido a curvatura dos fios, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não consegue chegar em toda extensão do cabelo, e produtos com sulfatos agravavam esse ressecamento. A técnica Low Poo consiste em lavar os cabelos sem a utilização de alguns componentes presentes nos produtos de cabelo convencionais, como sulfatos, petrolatos e parabenos. Hã? Calma!
  • Sulfatos fortes:
Os sulfatos são as substâncias presentes no shampoo responsáveis por remover resíduos e fazer a espuma do produto. O problema é que este componente resseca muito os fios. Você certamente sente ou já sentiu seu cabelo embaraçado, ressecado ou "duro" após o uso do shampoo, não é? Esta é a ação do sulfato. Embora seja um poderoso agente limpante, ele acaba ressecando os fios, retira a hidratação e a oleosidade natural do couro cabeludo. Por consequência de não utilizar sulfatos fortes, os produtos liberados para low poo fazem pouca ou nenhuma espuma e não são capazes de remover resíduos "pesados" do cabelo, como os petrolatos, que acabam acumulando-se no couro cabeludo.
  • Petrolatos
Os petrolatos, como o nome já diz, são os derivados do petróleo. É comum encontrar substâncias como Parafina líquida (paraffinum liquidum) ou Óleo mineral (mineral oil) na composição de produtos capilares e cosméticos. Eles são proibidos, principalmente, pelo fato de serem apenas removidos por sulfatos fortes, logo, os agentes limpantes presentes em shampoos liberados para Low Poo não conseguem removê-los. As hipóteses a respeito destes componentes dizem que eles agem criando uma película protetora em torno do fio, para mantê-lo brilhoso e com aspecto hidratado, mas o que acontece é que essa "capa" impermeável impede que a hidratação entre no fio e acaba "mascarando-o", dando a impressão de um cabelo brilhoso e saudável, quando na verdade ele pode estar ressecado e com pouca hidratação.

  • Parabenos
Os parabenos atuam como conservantes de produtos cosméticos e teoricamente não são proibidos pra quem segue as técnicas, porém é recomendável evitá-los. Isso porquê muitas pessoas relatam alergias no couro cabeludo após o uso de produtos com esse componente, além de existir a hipótese de que ele seja uma substância cancerígena, teoria que ainda não é confirmada cientificamente.

     Low Poo x No Poo x Co-Wash

  • Low Poo: 
  1. Não utiliza shampoos com sulfatos nem produtos capilares com petrolatos
  2. Pode utilizar silicones (solúveis ou insolúveis)
  • No Poo:
  1. Não utiliza qualquer tipo de shampoo, mas sim outros produtos limpantes, como por exemplo condicionadores específicos (Co-Wash).
  2. Não utiliza petrolatos nem silicones insolúveis
  • Co-Wash:
  1. Higienização do cabelo com condicionador específico

     Considerações básicas:


  • Quem segue Low Poo pode utilizar produtos liberados para No Poo, porém quem segue No Poo não pode usar produtos liberados apenas para Low Poo.
  • Se você utiliza shampoos liberados e intercala com Co-Wash, você segue o Low Poo e faz Co-Wash as vezes. Não há como seguir Low Poo e fazer No Poo as vezes, uma vez que para seguir a técnica No Poo não se utiliza shampoo.
  • Você não precisa decorar nomes de componentes para saber se um produto é liberado ou não. Basta ter guardada sempre uma listinha para poder conferir as substâncias proibidas, como essa que deixarei disponível aqui:
Componentes proíbidos para Low Poo




Por hoje é isso!  Apesar de estar começando a técnica agora, já adoro o resultado do meu cabelo e quis compartilhar um pouco do que aprendi nos ultimos meses. Logo mais farei um post falando mais coisas sobre o assunto.
Um beijo 😘

You May Also Like

1 comentários